REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Quixeramobim produziu o maior queijo do mundo


Durante três dias 13, 14 e 15 de agosto, a cadeia produtiva do leite no município de Quixeramobim esteve realizando o III Feste Leite. O evento é uma iniciativa da prefeitura em parceria com o SEBRAE, BNB, criadores e laticínios e tem como objetivo incentivar a comercialização de produtos lácteos como queijos, manteigas, iogurtes e o leite, além da troca de experiências. Pelo terceiro ano consecutivo, o festival vem produzindo o maior queijo coalho do mundo.

A fabricação do queijo está se tornando uma tradição em Quixeramobim, possuidor do maior rebanho bovino, bem como da maior bacia leiteira do estado do Ceará. O setor produtivo tem no festival leiteiro boas oportunidades de negócios.

Cercado de grande expectativa, o maior queijo coalho do mundo chegou num caminhão e depois foi transportado numa empilhadeira até o local da pesagem. Débora Cefas Dias, engenheira de alimentos da AXA QUÍMICA acompanhou as etapas do fabrico do queijo e dá a receita dos ingredientes:

- Leite: 8.200 litros;
- Cloreto de Cálcio Bela Vista: 2,2 litros;
- Coalho Líquido Bela Vista: 2,2 litros;
- Sal: 82 KG.

Ainda de acordo com a engenheira Débora Dias da AXA QUÍMICA, o valor de comercialização de todos os itens juntos alcançou a importância de R$ 11.138,55 (Onze Mil, Cento e Trinta e Oito Reais e Cinquenta e Cinco Centavos).

O MENOR QUEIJO DO MUNDO
Enquanto o povo aguardava a pesagem do queijo, professores e alunos do CENTEC de Quixeramobim fabricaram e apresentaram o menor queijo do mundo. A peça pesou 19 gramas. De acordo com os organizadores do Feste Leite, na primeira edição o queijo pesou 345 KG. O do ano passado alcançou a marco dos 718,5 Kg, quebrando o recorde mundial. Agora em 2009, 42 Kg superaram o recorde, com o peso final de 760,5 Kg.

O prefeito da cidade o Engenheiro Edmilson Correia de Vasconcelos, ficou encarregado de cortar o queijo e degustar, saboreando com os presentes, entre eles: vice-prefeito, empresário Edilberto Ferreira, deputado estadual Cirilo Pimenta, articuladora regional do SEBRAE Wilma Ferreira, superintendente do Banco do Nordeste Isidro Moraes de Siqueira, superintendente do Ministério da Agricultura Maria Luiza Silva Rufino, jornalista e escritora Graça Braga, secretário de agricultura François Saldanha, presidente da Câmara Municipal vereador Carlos Roberto Mota Almeida, entre outras autoridades e convidados. Cerca de duas mil pessoas presentes à feira participaram do consumo de quase uma tonelada de queijo em poucos minutos.

Cláudio Coutinho, engenheiro agrônomo do SEBRAE que acompanhou e certificou a pesagem disse a imprensa, que os 760,5 Kg do queijo foi prensado em uma forma de madeira confeccionada especialmente para a quebra do recorde mundial, com as seguintes dimensões: 2.00 X 0,70 X 0,60.
(Fonte: http://sispub.oktiva.com.br)

2 comentários :

  1. Laurentino em Santa Catarina produziu um queijo com 1280 quilos ... Esse queijinho nao é o maior do mundo nao...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente esses pesos foram superados por um queijo fabricado Em Ipanema Mg na data de 27-08-2011.1305kg

    ResponderExcluir

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo