REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fest Leite terá queijo com 820kg

Agropecuaristas de Quixeramobim já estão produzindo o maior queijo do mundo, que terá 820kg. A peça de quase uma tonelada deverá ser apresentada ao público na próxima quinta-feira, na abertura do III Festival do Leite de Quixeramobim (Fest Leite). Após bater o recorde mundial no ano passado, com um queijo de 718kg, eles pretendem incluir 102kg a mais e garantir a hegemonia do título. Até o ano retrasado pertencia aos produtores da Holanda.

Segundo a gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Wilma de Almeida, o Fest Leite tem por objetivo promover a cadeia produtiva da maior bacia leiteira do Estado. O primeiro queijo produzido no Festival alcançou a marca de 320kg, superando o feito em Cárceres, no Estado do Mato Grosso, com 230kg. Em 2007, quando o Fest Leite foi iniciado, os produtores da "Capital cearense do leite" pretendiam ultrapassar apenas os números nacionais. Alcançaram muito mais.

Quanto ao Guinness Book, a técnica do Sebrae informou não terem surgido patrocinadores para bancarem a homologação. As despesas para certificação e publicação da marca no Livro dos Recordes custam US$ 6 mil. Também há uma série de exigências para a oficialização. No Brasil, o Guinness é representado pela Ediouro, com escritório no Rio de Janeiro. Todavia, enquanto o título não é confirmado pela famosa edição, os interessados poderão constatar a façanha dos produtores do município de Quixeramobim.

Neste ano, além da exposição dos derivados de uma das maiores bacias leiteiras do Ceará, com mais de 60 mil cabeças de gado e cerca de 110 mil litros/dia, também haverá comercialização de produtos lácteos industrializados na região. No espaço do Fest Leite também será realizada a IV Feira de Agronegócios - Artesanato, Indústria e Comércio de Quixeramobim (FAICQ). Produtores de grande, médio e pequeno porte de todo o Sertão Central poderão utilizar o espaço de negócios. A expectativa do Sebrae é movimentar pelo menos R$ 80 mil.

O Fest Leite foi criado pelo escritório local do Sebrae juntamente com a Secretaria de Agricultura de Quixeramobim. Além da Betânia, Maranguape e outras indústrias lácteas do Estado, a Doces Gostosura e a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) são parceiras do evento. Juntas, preparam mais de oito mil litros de leite para a produção do queijo especial. O insumo básico é coletado totalmente no município. O Banco do Nordeste é um dos patrocinadores do evento.

De acordo com a assistente da Doces Gostosura, Eliana Lima, nas próximas 24 horas a massa do maior queijo do mundo estará sendo prensada para extração do soro. Em seguida, a fôrma com cerca de 2,40m de comprimento e 1,20m de altura será mantida numa câmara frigorífica para que o molde possa encorpar adequadamente. Por conta do tamanho, a produção requer cuidados especiais. Entretanto, a maior dificuldade este ano foi a coleta da matéria-prima. Choveu muito. A quadra invernosa irregular prejudicou a produção. Um motivo a mais para comemorar o sucesso do desafio para os produtores.

Mais informações:
III Fest Leite de Quixeramobim
De 13 a 15 de agosto
Praça Nossa Senhora de Fátima
(88) 3441.1264
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo