
Os esforços dos diversos organismos nacionais e internacionais vêm favorecendo o aumento da oferta do aleitamento materno. O Brasil ainda está além do recomendado pela organização mundial de saúde. Na cidade de Quixeramobim a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, que detém o título concedido pelo UNICEF de ‘Hospital Amigo da Criança’, o que está possibilitando o fortalecimento das orientações sobre o aleitamento materno.
Para marcar a data mundial de aleitamento materno que acontece hojr, 01/08, o Núcleo de Planejamento Estratégico do Município está promovendo campanha que vai até o dia sete de agosto. Nesse período, as gestantes estão sento orientadas em encontros, como o que aconteceu ontem, 31/07, no teatro do Memorial Antônio Conselheiro. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário da saúde Francisco Neto Nogueira.
Em Quixeramobim 566 gestantes estão participando da campanha coordenada pela secretaria da saúde. De acordo com a estatística 53% das crianças com até quatro meses de vida estão sendo alimentadas exclusivamente pelo leite materno. A coordenação do Núcleo é da enfermeira Christiani Melo.
O programa de aleitamento materno começa a colher frutos positivos, de acordo com dados da secretaria de saúde, no primeiro semestre de 2009 foram verificados apenas quatro mortes de crianças com até um ano de vida. A participação de futuras e atuais mamães no programa vem sendo o grande referencial para a redução da mortalidade infantil em Quixeramobim.
(Fonte: http://www.crisanto.jor.br)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo