REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Revogada decisão que mandava retirar material em exposição com matérias críticas a Bolsonaro em Quixeramobim

Nesta quinta-feira, 8, o juiz Rogaciano Bezerra Leite Neto, após mandar retirar parte do material da “Exposição Tramas de Belo Monte”, em exibição na Casa Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, no Sertão Central, voltou atrás e revogou a decisão.

Na primeira ordem, o magistrado havia apontado que a exposição se configurava propaganda eleitoral negativa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição. Na revisão feita pelo juiz, ele argumenta que o material exposto na Casa foi concebido em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19 e de qualquer campanha eleitoral.

“Este Juízo foi induzido em erro pela forma como as fotografias lhe foram mostradas no contexto integral da exposição realizada na Casa de Antônio Conselheiro. Nesse sentido, revogo despacho anterior e determino imediatamente a retirada de qualquer restrição às fotografias expostas na Casa de Antônio Conselheiro, com fundamento nas liberdades de expressão artística e de pensamento, previstas no art. 5º, IX, c/c art. 220, da Constituição da República”, escreveu o juiz na revogação.

“Sua orientação ético-conceitual fundamenta-se em pesquisas documentais e de história oral que levam à conclusão de que os fatores históricos que geraram o conflito e a guerra de Canudos permanecem presentes na conjuntura social do Brasil contemporâneo”, traz o documento.

(Do Repórter Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo