Quando foi anunciada a participação dos alunos na tribuna, a diretora Liduina fez as considerações iniciais e logo em seguida o professor João Paulo contextualizou para os presentes a ideia da carta e, por último, foi feita a leitura pelos alunos Miguel Oliveira e Grazielly Freires. Na carta os estudantes argumentam que os jovens de Quixeramobim ao concluir o Ensino Médio ainda encontram muitas dificuldades de acesso tanto ao Ensino Superior, quanto ao mercado de trabalho, se mostram preocupados e indignados com a falta de políticas públicas como suporte para esse público e cobram dos vereadores, apontando como sugestão, através de projeto de lei, requerimento, ou qualquer outro recurso, a criação de cursinho pré-universitário e parcerias entre setores públicos e privados que garantam ofertas de vagas de estágio remunerado e/ou primeiro emprego.
A ideia da leitura e entrega da Carta surgiu em uma atividade da aula de redação do professor João Paulo, que explorava em sala como conteúdo da base curricular a leitura, análise e produção de textos da esfera política. Ao explorar o gênero Carta Aberta, foi sugerida a produção de uma, na qual os alunos relatariam sobre o que eles consideram necessidades e problemas da cidade. Cada aluno escreveu a sua, apontando vários problemas relacionados a saneamento básico, infraestrutura, iluminação pública, dentre outros. Muitos falaram em seus textos sobre a necessidade de oportunidades para os jovens quando terminam o Ensino Médio e, foi daí, que optaram por escrever uma Carta Aberta abordando esse tema e entregar aos vereadores em uma sessão da Câmara.
Os vereadores ouviram com atenção as reivindicações dos alunos parabenizando-os pela iniciativa e informando que já havia uma ideia sobre a criação de um cursinho pré-universitário, mas que a partir da cobrança dos alunos, trarão o tema para discussão novamente. O professor João Paulo concluiu dizendo que o processo de produção de um texto é essencial, mas o importante é o objetivo do texto, para que serve o texto.
Confira a carta clicando AQUI.



Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo