Conforme a promotora de Justiça Cibelle Nunes, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Quixadá, além do fortalecimento dos laços entre estudantes e instituições de ensino, o fardamento facilita a identificação do aluno no ambiente escolar, preserva o orçamento familiar, minimiza a discriminação social e viabiliza a inserção e permanência do aluno na escola. “O uso do uniforme escolar garante uma relativa equidade social, evitando constrangimento para os alunos que não podem arcar com vestimentas mais sofisticadas”, explica a promotora de Justiça, na Recomendação.
Ainda de acordo com o MPCE, “a jurisprudência dos Tribunais no sentido de que o fornecimento de uniforme escolar de forma gratuita pelos Entes Públicos é medida que obedece aos princípios da dignidade humana, da vida e da não discriminação, sendo inviável a invocação de indisponibilidade financeira ou o princípio da reserva do possível”.
A Recomendação foi expedida ao Município de Quixadá, na pessoa do prefeito, Ricardo José Araújo Silveira, e da secretária de Educação, Verúzia Jardim de Queiroz. Em até 60 dias, os gestores devem enviar ao MPCE relatório das providências administrativas adotadas para que a recomendação seja cumprida.
Do Repórter Ceará

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo