“Todas as outras eram realizadas em Fortaleza. A maioria dos Comitês de Bacia se encontram no interior do Estado, então nada mais justo do que trazer uma das reuniões do Fórum para cá”, comentou Chico Almir, presidente do CBH Banabuiú, ao elogiar a iniciativa.
O encontro foi conduzido pelo atual Coordenador Geral do Fórum Cearense, Aridiano Belk, e pelo Secretário Geral, Wyldevânio Vieira, com o apoio do núcleo de gestão da gerência regional de Quixeramobim.
Na terça-feira, foram expostos aos participantes o protocolo a ser seguido nas reuniões, o calendário de atividades dos Comitês para 2022 e uma apresentação sobre a Região Hidrográfica do Banabuiú.
Além disso, o supervisor regional, Paulo Ferreira, apresentou o novo sistema de agenda participativa alimentado pelas gerências da Cogerh, detalhando as programações de atividades de todos os Comitês.
Paulo também mostrou, em primeira mão, o Painel dos Comitês, criado pela Companhia para organizar as informações sobre todos os membros e instituições que compõem os Comitês. A ferramenta ficará disponível nos sites dos CBH e no portal da Cogerh.
Na quarta-feira, o Fórum recebeu de forma online o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, relatar as dificuldades enfrentadas na gestão de recursos hídricos de suas regiões e para solicitar maior apoio ao órgão.
Dentre as demandas estão: conversas sobre o projeto para Peregrinação da Bica do Ipu; Implantação da Polícia Ambiental na região dos Sertões de Crateús; preservação das nascentes do Poty; situação da mina de ferro localizada em Quiterianópolis.
Também esteve presente na reunião o superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, que esclareceu que já foram feitas fiscalizações na mina e que não foi observada qualquer atividade mineira na região.
A plenária definiu como encaminhamentos uma reunião entre os 12 Comitês de Bacia, a Sema e a Semace para debater as demandas citadas, além de uma solicitação de apresentação do novo organograma da Cogerh.
Ao final, os participantes realizaram uma visita técnica à barragem de Quixeramobim, que se encontra com 80 mil m³, equivalente a 0,95% de sua capacidade total.
Do Repórter Ceará
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo