REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Espécie humana caminha para a extinção, acredita paleontólogo

De acordo com o paleontólogo e biólogo evolucionário Henry Gee, a espécie humana pode chegar em breve à extinção ou, pelo menos, reduzir significativamente o número da população se seguir o padrão de vida atual. Para Gee, em artigo na Scientific American, os principais sinais para a extinção da humanidade se resumem em: baixa fertilidade, habitat degradado, taxa de natalidade abaixo da taxa de mortalidade e recursos genéticos limitados. 

"Suspeito que a população humana não está destinada apenas a diminuir, mas a entrar em colapso, e logo. Os sinais [da extinção] já estão aí para quem os quiser ver, basta olhar com atenção", defende Henry Gee. 

Apesar da população mundial seguir crescendo e atualmente ter aproximadamente 7,9 bilhões de humanos, o paleontólogo destaca que a taxa de aumento caiu pela metade desde 1968. Ele ainda defende que, em 2100, o tamanho da população mundial já deve ser menor do que é agora.

Outro fator curioso é de que, embora registros fósseis apontem que o Homo sapiens existe há cerca de 315 mil anos, a predominância dessa espécie no planeta é mais recente. "Na maior parte desse tempo, a espécie era tão rara que, na verdade, ela esteve perto da extinção mais de uma vez", explica Gee. 

(Do O Povo Online / Foto: Reprodução / Yakov_Oskanov / Envato Elements)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo