Em resumo, a política é um conjunto de práticas, regras e normas para o bem comum em uma tentativa de beneficiar o povo. O político é o agente responsável por executar esse mote e agir dentro das rédeas constitucionais. Já a politicagem é o contrário da política. É aqui onde se encontra o lado mais sujo das relações de poder e onde se fatiam cargos e benefícios ‘aos seus’, lesando a população.
Entender isso é fundamental para desassociar a política daqueles que fazem politicagem e corrompem todo o sistema, do Executivo ao Judiciário. A politicagem separa, é criminosa pelo viés público, demonstra falta de caráter de quem a faz e é revoltante pelo espectro da população, que se esvai em problemas enquanto parte de seus representantes se banham com recursos públicos.
São conchavos, acordos, nepotismo, promessas que nunca serão cumpridas, compra de votos de parlamentares e perseguições. Tudo isso é associado a quem não pratica a política. Causa desesperança ver a impunidade daqueles que fazem tais males e a normalização dessas práticas – algumas consideradas crimes.
A politicagem forma dependências perigosas e gera laços fortes entre aqueles que a fazem. Com isso, a política é descredibilizada e o sistema representativo se deteriora, ao ponto de cada cidadão torcer o nariz para aquele que se apresenta como político.
1 Minuto com Sérgio Machado
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo