Sob os cuidados da gestora ambiental da Semace, Marina Lopes, que participou da ação de resgate, o animal foi levado diretamente para o Zoológico Municipal Sargento Prata, onde deverá receber assistência. Segundo a gestora, “o felino pode ter entre três a quatro meses”.
Os Leopardus pardalis, nome científico dessa espécie, também é chamado de gato-do-mato, possuem porte médio e são considerados o terceiro maior mamífero das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada e do puma. “Geralmente, esses filhotes quando são encontrados na natureza, acabam sendo resgatados e criados como gato doméstico, o que pode ocasionar sérias consequências em relação à sua adaptação e crescimento”, observa o fiscal ambiental do setor de fauna da Semace, Roberto Cavalcante.
Ainda conforme o agente, “ao serem identificados, o ideal é que esses animais sejam deixados no mesmo local, de seu habitat natural. Os felinos aprendem a caçar com as mães, e quando estão sozinhos, é porque a mãe saiu para caçar e voltar com o alimento. Sendo resgatados, sofre tanto o filhote, que perde o aprendizado com a mãe, como também sofre a mãe com a perda do seu filhote”, explica o fiscal ambiental. (Do Repórter Ceará)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo