As reclamações vão desde a falta de água para beber à falta de profissionais e atendimento precário. O site reuniu os diversos relatos, preservando a identidade de todos.
Sem médico, sem dentista, sem auxiliar ou atendente
O primeiro relato vem do Distrito de Berilândia, onde a moradora informou: “Passando aqui para registrar minha indignação. O nosso Posto de Saúde da Berilândia está sem médico e agora, para piorar, a enfermeira não está vindo por falta de carro. E aí, como vamos ficar? Cadê o nosso prefeito e nosso vereador. Isso é um grande descaso.”
Outro relato vem da comunidade de Fogareiro, do Distrito de Passagem: “Não me identifique, por gentileza. Posto de Saúde de Fogareiro está com 4 meses sem atendimento odontológico. Cadeira do dentista quebrada. A Secretaria Municipal de saúde sabe e não resolve.”
O terceiro relato apontou falta de outros profissionais na comunidade de Oiticica, no Distrito de Paus Brancos: “Aqui na ADS 08 não tem atendente, nem auxiliar de serviços. O posto de saúde da Oiticica amplo, mas fechado, só aberto duas vezes na semana. Lá é um local que atende a mais de 600 pessoas. Daí dizem que não tem verba para ponto de atendimento e o vereador – que é do lado do prefeito – não deixa contratar o atendente por questão política e a auxiliar de serviço também. Não quero que divulgue meu nome”.
Intimidação
Uma mensagem pública na rede social Instagram, também ganhou as redes sociais nos últimos dias. Uma mulher revelou a falta de água para consumo no Posto de Saúde do bairro Salviano Carlos (Pompeia). Uma resposta ao seu storie, ela também resolveu publicar: “As pessoas tem medo do prefeito. Por isso que não botam a boca no mundo. Precisa, porém, finge que está tudo bem”.
Neste mesmo caso, a moradora publicou o relato que revela ser de uma funcionária do Posto da Pompeia, cuja identidade ela resguardou: “O pior amiga que quando a população vê, culpam nós que somos profissionais e sofremos da mesma forma.”
Em matéria veiculada no último dia 18, diversos internautas utilizaram o espaço para deixar seus relatos sobre as unidades de saúde, como por exemplo: “Já tive a tristeza de ver, nessa mesma Pompeia, faltando copo descartável” ou “aqui na Pompeia tem dentista, mas nunca tem material”. Outra internauta endossa a reclamação: “Verdade, há mais de um ano sem material e não faz nem um procedimento.”
Horário de atendimento sem controle
O horário de atendimento também chegou a ser criticado: “Fui para o médico, cheguei lá 12h30 e o médico chegou 4 horas da tarde. Pode isso?”. O comentário é confirmado por uma segunda pessoa: “Verdade, o médico só vai quando quer e ainda chega 10 horas para atender. Isso é hora de um médico chegar em um posto de saúde para atender os pacientes? Sei que ele atende em outros lugares, mas tem que ter seu compromisso com as pessoas.”
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