De acordo com o promotor de Justiça Dairton Costa de Oliveira, é necessário implementar ações no sentido de conferir direitos aos três principais agentes nesse contexto, especialmente no interior do Estado. “Isso poderia quebrar a invisibilidade social dos três grupos sociais que envolvem o processo social adotivo: os pretendentes, as crianças e as mulheres envolvidas em uma gravidez não desejada”, analisa.
Para efetivar esse modelo, a ideia é estender para todos os municípios do Estado do Ceará ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Adoção, com ênfase no combate à burla a fila do SNA, na capacitação técnica de servidores e operadores do direito e no empoderamento dos Grupos Sociais que compõem o Fato Social Adotivo. Para isso, o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPCE, por meio do Projeto Minha Cidade Meu Abrigo (MCMA), tem implementado um conjunto de ações para o interior e a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com o fim de fortalecer esses Grupos Sociais a princípio invisíveis ao senso comum. A proposta inclui estímulo legal à criação de Grupos de Apoio à Adoção com motivação ao protagonismo de pretendentes e a realização de cursos para promotores e servidores sobre o Sistema Nacional de Adoção. Há também o estímulo às visitas guiadas com atenção à fomentação da adoção interracial, de crianças mais velhas, de adolescentes, além de uma cobrança efetiva sobre as audiências concentradas. Sobre esse último ponto, a intenção é respeitar os prazos processuais das crianças, com priorização da adoção legal. (Da Ascom)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo