REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Atividade física regular reduz risco de morte precoce em cerca de 34%

Para começar o ano, vamos abordar um tema que suscita muitas dúvidas: o tempo das atividades físicas. Desde os anos 90, governos de países desenvolvidos estimulam suas populações a abandonarem o sedentarismo das mais variadas formas, baseados em sugestões da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que até a simples caminhada diária, mesmo a lenta de um idoso, traz benefícios inestimáveis para a saúde geral e cardiovascular.

Em julho de 1996, a revista médica JAMA divulgou uma resolução do ministério da saúde dos Estados Unidos, o National Institutes of Health (NIH), recomendando que crianças e adultos devem estabelecer uma meta de acumular pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia. Poderiam ser caminhadas levemente aceleradas, de preferência todos os dias da semana ou pelo menos na maioria dos dias. Uma novidade foi considerar a subida a pé de escadas, no total de três andares de uma vez e ao dia. Essas atitudes de vida ativa foram suficientes para diminuir em mais de um terço o risco de um “ataque cardíaco”.

Todos devem participar de atividades físicas ou esportivas regulares em um nível apropriado às suas capacidades, necessidades e interesses. Sabemos, pelos dados do IBGE, que a maioria dos brasileiros pratica pouca ou nenhuma atividade física no seu dia a dia, e as evidências científicas acumuladas indicam que esse hábito de vida sedentário é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. (Do Globo Esporte - Saúde)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo