REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Cacique, que pretende fundar aldeia em Quixeramobim, anuncia visita de técnicos da FUNAI

O cacique Zé Garcia Quixarás Tapuia, de Quixeramobim, revelou em conversa com a reportagem nesta quarta-feira, 25, que segue célere para a conquista de um espaço para construção de uma aldeia, em Quixeramobim.

"Hoje, estamos com quinze famílias indígenas. Quando essa aldeia vai sair? Não podemos dizer. Porque quem vai demarcar a área é a FUNAI", disse ele ao anunciar a vinda de técnicos da Fundação Nacional do Índio, na próxima segunda-feira, 30, ao município de Quixeramobim.

Segundo Zé Garcia, esta luta vem sendo abraçada por mais de dez caciques no Estado e até do Rio Grande Norte: "O movimento está forte. Nos juntamos com caciques de Ibaretama, Canindé, Aratuba, Morada Nova e Caucaia. Ter nossa aldeia é fundamental. Já temos tudo em mãos, onde existiam aldeias antigamente, e a FUNAI deve visitar no dia 30 de novembro esses locais". Devem acompanhar os integrantes da FUNAI, cerca de dez caciques e um pajé, anunciou Zé Gárcia.

O cacique quixeramobinense é bastante conhecido no município. Já participou por diversas vezes de movimentos sociais e sindicais e neste último pleito, foi candidato a vereador pelo PCdoB, obtendo 20 votos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo