O cenário se deve em razão da pandemia do novo coronavírus, que impediu a aproximação presencial do eleitorado com o pré-candidato e fez com que os futuros postulantes se reinventassem, de modo que possam realizar suas pré-campanhas à distância, mas obter o resultado desejado: atingir a população de seus respectivos municípios. Os candidatos precisam ter foco no engajamento, para isso, a quantidade de seguidores será fundamental para mobilizar a militância e difundir suas propostas, de modo que consiga chegar ao público.
Boa Viagem
Três nomes disputarão a Prefeitura na cidade: Régis Carneiro (SD), Aline Vieira (PL) e Edvan Abreu (PT). O primeiro conta com 2.805 seguidores no Instagram e 2.840 no Facebook. Enquanto isso, a atual prefeita e candidata à reeleição registra 6.066 seguidores no Instagram e 19.379 no Facebook.
O que possui menos internautas é o postulante do PT, que não possui página oficial no Facebook e conta com o número de 363 seguidores em seu Instagram.
Quixadá
Na Terra dos Monólitos, o atual prefeito, Ilário Marques (PT) conta om 13.450 seguidores no Facebook, enquanto Ricardo Silveira (PSD), seu principal opositor, o supera e fica com 14.190. Apesar disso, no Instagram, a situação se inverte, pois enquanto o candidato do PT possui 10,2 mil seguidores, Silveira registra 9.142. Em termos totais, o petista possui 23.650 internautas nas duas redes e Silveira está com 23.332.
Os candidatos que possuem as menores contas são o vereador Cézar Augusto (MDB) e o professor e advogado Cícero Freitas (REDE). Por rede social, a disposição é a seguinte:
Cézar Augusto
Facebook – 1.453
Instagram – 561
Total – 2.014
Cícero Freitas
Facebook – 162
Instagram – 1.133
Total – 1.295
O nome de Sérgio Onofre (Cidadania) fica em terceiro lugar no município, já que possui 12.970 seguidores no total e apresenta 6.579 internautas no Facebook e 6.391 no Instagram.
Seguidores e Mobilização
A professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres, analisa que o desafio será transformar o número de seguidores em mobilização. “Uma coisa é conseguir engajamento. Agora, transformar isso em mobilização política é que será o segredo. Transformar o seguidor em um cabo eleitoral, que vai impulsionar (a campanha) na rua, na comunidade ou entre os membros do WhatsApp”.
DETALHE – Os dados foram coletados apenas nas páginas oficiais no Facebook e nos perfis oficiais no Instagram de cada candidato. O levantamento ocorreu das 16h13 às 16h20. Com relação ao Facebook, os números considerados foram apenas os de seguidores e não as curtidas.
Do Repórter Ceará
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo