REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

1 Minuto com Sérgio Machado – Eleições: A importância dos municípios!

Como eu falei no último Minuto que gravamos, o município é uma peça muito importante dentro do quadro da política nacional. É papel dos governos municipais, por exemplo, a provisão de saneamento básico, a manutenção e a limpeza das vias públicas, o ordenamento do trânsito, e o mais importante: é responsabilidade municipal a garantia da educação de crianças e adolescentes, com a ajuda técnica e financeira do Estado e da União.

Além disso, temos o fato de que é nos municípios onde nascem as novas lideranças políticas que pouco a pouco vão conquistando novos espaços até alcançar o âmbito nacional. Isso significa que, nós, eleitores, temos a oportunidade e a responsabilidade de definir quem serão as novas lideranças que, no futuro, poderão ocupar cargos nos níveis estadual ou federal, vindo a colaborar com a condução e o desenvolvimento do nosso Estado ou País.

Em face de tudo isso, nós temos o dever cívico de escolher os candidatos que estejam devidamente alinhados com um projeto de desenvolvimento municipal que seja inteligente, mas, ao mesmo tempo, realista e não ilusório e fantasioso como muitas vezes temos visto. É importante que esses candidatos sejam idôneos, competentes e que demonstrem um verdadeiro compromisso e zelo com aquilo que é público.

O problema é que muitas vezes a nossa escolha se vê limitada por um número igualmente limitado de candidatos que carecem dos atributos necessários à boa liderança política e ao exercício eficiente da gestão da máquina pública.

Em outras palavras, o que quero dizer com isso é que o ato de votar bem depende da quantidade de bons candidatos, porque muitas vezes, temos que votar no que é menos pior para o nosso município e isso se torna prejudicial para todo o país, porque não podemos ignorar o fato de que muitas lideranças ruins que são conhecidas no cenário nacional foram eleitas primeiro no âmbito municipal.

Levando em conta essa realidade, neste ano, nós temos a responsabilidade de reafirmar o nosso compromisso com a causa pública; um compromisso que beneficie igualmente toda a sociedade, e não apenas alguns clientes e amigos de determinadas figuras políticas, porque quando a sociedade é prejudicada pela falta de investimento em uma unidade de saúde, por exemplo, todos nós também somos, independente do nível de instrução ou do status social.

1 Minuto com Sérgio Machado

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo