REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Fortaleza: Voluntários escrevem cartas com mensagens de empatia e amor para Abrigo de Idosos

Cartas escritas por voluntários têm levado mensagens de empatia e amor a cerca de 230 idosos acolhidos no Lar Torres de Melo, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Todos os dias as cartas são lidas por meio do sistema de som do Lar. A iniciativa da empresa EDP, que atua em todos os segmentos do setor elétrico no Brasil, já contou com a participação de 43 voluntários, de São Paulo e do Espírito Santo, e produziu 66 cartas.

"Saiba que você é especial e merece todo amor, carinho e abraços, que serão dados quando tivermos a certeza de que não vamos prejudicar vocês", escreveu a analista governamental Patrícia Severiano Batista, 26, em sua carta direcionada aos idosos da instituição.

Residente em Diadema (SP), Patrícia relata que a experiência de enviar uma carta aos idosos a fez recordar dos avós, a quem ela deixou de ver por causa da pandemia. "Às vezes muitos idosos não entendem o que está acontecendo. Eles são um pouco teimosos e eu queria passar na carta uma mensagem de força, de paciência", relata.

Segundo Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP, a empresa já tem experiência com voluntariado e incentiva a prática entre os colaboradores. Assim, a pandemia trouxe a necessidade de pensar em uma ação que, mesmo diante das limitações impostas pelo distanciamento social, acolhesse ao máximo os idosos, um dos grupos mais afetados neste momento.

Ramicelli conta que os voluntários que escreveram as cartas tiveram retornos emocionantes e agradecimentos dos funcionários do Lar. "Nosso objetivo foi proporcionar a cada idoso um momento tranquilo, recheado de palavras positivas e de esperança por um mundo melhor pós-pandemia", diz.

Os voluntários iniciaram a campanha ainda em abril. As cartas são enviadas também aos profissionais de saúde da instituição e têm feito a diferença na rotina do local, conforme garante Adriana Lacerda, gerente social do Lar. "Fortalecer o pensamento positivo e saber que existiam pessoas que torciam e pensavam neles [idosos], mesmo à distância e sem conhecê-los, fez com que muitos se emocionassem. Mesmo sem poder demonstrar afeto com contato físico, as mensagens afagaram a alma", afirma.

De acordo com ela, as pessoas da comunidade externa que desejarem mandar alguma mensagem para os idosos também podem procurar as redes sociais da instituição. (Fonte: O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo