As 112 obras públicas administradas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), paralisadas desde março, em Fortaleza, em razão da pandemia do novo coronavírus, estão sendo retomadas de forma gradual desde o dia 1° de junho com a flexibilização dos serviços na Capital.
Apenas 28 obras essenciais do setor da saúde, como reformas e construção de hospitais, policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), manutenção e reforma de equipamentos de saúde, não foram paralisadas pela Seinf durante o período de isolamento.
Com a retomada gradual, os prazos de entrega podem se estender por cerca de três meses do planejado inicialmente devido às restrições causadas pela pandemia.
De acordo com a titular da Seinf, Manuela Nogueira, o processo de reativação dos canteiros de obra municipais devem ser analisado a cada semana. "A gente dividiu, por fases, a retomada dessas obras, bem como a quantidade de funcionários. As obras não iniciam com 100% do efetivo, depende muito do tipo de obra, algumas iniciam com 30% do efetivo, outras com 40%", pondera ao citar que cuidados de higiene estão sendo tomados em todos os lugares.
“As obras viárias e de drenagem têm um impacto maior, não só na população ao redor delas, mas até por conta do trânsito e da interrupção de vias. São obras essenciais para que a gente aproveite esse momento, com menos circulação de trânsito", ressalta.
Para a consultora de vendas Ariela Silva, de 34 anos, que trabalha em um salão de beleza na Avenida Desembargador Moreira, as mudanças já estão sendo sentidas. No local, desde outubro do ano passado a realidade é a da presença constante do maquinário para uma obra de requalificação.
“Quando a pandemia de coronavírus começou, a gente até pensou aqui no salão que eles continuariam as obras, já que não tinha ninguém nas ruas, mas eles pararam e agora retomaram essa semana”, relata. (Do G1-CE)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo