REDIRECIONAMENTO

sábado, 28 de setembro de 2019

1 Minuto com Sérgio Machado – Centenário de Virgílio Távora: O legado de um grande homem

No próximo domingo, se completará o centenário de Virgílio Távora, um dos políticos mais importantes e prestigiados da história cearense. Virgílio nasceu no Jaguaribe e, por influência de alguns familiares, entrou para a Escola Superior de Guerra e, alguns anos mais tarde, se tornou coronel do Exército. Mas foi no campo da política onde ele construiu a sua história e deixou seu maior legado.

Em 1950 e 1955 foi eleito deputado federal pela antiga UDN, atuando como representante da oposição ao governo Juscelino Kubitscheck; mais tarde ocupou a chefia do Ministério dos Transportes, mas deixou o cargo para se tornar governador do Ceará. Depois foi eleito deputado federal pela terceira vez e em seguida se tornou senador. Já em 1978, após ser indicado pelo presidente Ernesto Geisel, ocupou novamente o governo do estado e na sequência conquistou, mais uma vez, uma cadeira no Senado.

Enquanto governador do Ceará, Virgílio empreendeu sucessivos esforços no sentido de levar a energia elétrica gerada na Usina de Paulo Afonso a todos os municípios do estado, o que acabou por lançar as bases estruturais para o posterior desenvolvimento da economia cearense e a construção do Distrito Industrial. Foi também na sua gestão que ocorreu o lançamento do “Plano de Metas do Governo”, que acrescentou uma boa dose de racionalidade à administração estadual.

E é exatamente por esse forte e indiscutível legado que durante toda essa semana vários textos foram escritos e pronunciamentos foram feitos como uma forma de lhe prestar a devida homenagem. E nós do Sistema Maior de Comunicação não poderíamos fazer diferente, ainda mais quando se trata de um grande e fiel amigo do saudoso deputado Alfredo Almeida Machado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo