REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 20 de março de 2019

Mais de 70 tremores já foram registrados pela região do Sertão Central somente esta semana

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já registrou mais de 70 eventos na estação sismográfica em Pedra Branca (NBPB), localizada a aproximadamente 50 km da área epicentral, em Quixeramobim.

Conforme boletim do órgão, no dia 19, os eventos de maior magnitude tiveram suas magnitudes preliminares registradas em 2.3 e 2.0, ocorrendo respectivamente às 11:19 UTC (08:19, hora local) e 13:14 UTC (10:14, hora local). Já na manhã da quarta-feira, 20, o maior tremor registrado na região até o momento aconteceu às 10:32 UTC (07:32, horário local) e teve sua magnitude preliminar calculada em 2.9, cujo epicentro foi a localidade de São Joaquim, no Distrito de Passagem, em Quixeramobim. Todos os eventos foram registrados por diversas estações sismográficas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

"Como sempre afirmamos, em situações semelhantes, não é possível prever como essa atividade sísmica vai evoluir, podendo diminuir ou aumentar. De qualquer forma, uma equipe do LabSis deve seguir até a região para, em colaboração com a Defesa Civil, esclarecer a população e tentar instalar estações sismográficas portáteis que permitam identificar com maior precisão a região epicentral dos eventos", destacou ainda o boletim.

Os técnicos do LabSis permanecem analisando os dados oriundos das estações sismográficas para informar a população sobre a atividade sísmica no Ceará e no Nordeste.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo