Nova rodada de pesquisa Ibope para presidente foi divulgada nesta terça-feira, 23 de outubro (23/10), às 20h50min, durante o Jornal Nacional, da TV Globo.
Votos válidos:
Jair Bolsonaro (PSL): 57%
Fernando Haddad (PT): 43%
Para o cálculo dos votos válidos, são descartados os votos nulos, brancos e os indecisos. O procedimento é o mesmo que a Justiça Eleitoral utiliza para obter o resultado oficial.
Nos votos totais, Jair Bolsonaro tem 50% contra 37% de Fernando Haddad.
No primeiro levantamento Ibope para este segundo turno, divulgado no último dia 15, Jair Bolsonaro (PSL) apareceu com 59% dos votos válidos ante 41% de Fernando Haddad (PT).
Rejeição
Os índices de rejeição também mostraram diferença desde o último levantamento. A rejeição de Jair Bolsonaro avançou: Na pesquisa anterior, ele marcava 35% de rejeição. Hoje, o número cresceu para 40%.
No caso do candidato petista, A rejeição recuou 6 pontos percentuais, indo de 47% a 41%.
Jair Bolsonaro
Com certeza votaria nele para presidente: 37% (Na primeira pesquisa, o índice era de 41%)
Poderia votar nele para presidente: 11% (Mantém o mesmo)
Não votaria nele de jeito nenhum: 40% (Na pesquisa anterior, a rejeição era de 35%)
Não o conhece o suficiente para opinar: 11% (Mantém o mesmo)
Não sabem ou preferem não opinar: 2% (Mantém o mesmo)
Fernando Haddad
Com certeza votaria nele para presidente: 31% (Na primeira pesquisa, o índice era de 28%)
Poderia votar nele para presidente: 12% (Na pesquisa anterior, o índice era de 11%)
Não votaria nele de jeito nenhum: 41% (Na primeira pesquisa, o índice era de 47%)
Não o conhece o suficiente para opinar: 14% (Anteriormente, o número registrado foi 12%)
Não sabem ou preferem não opinar: 2% (Mantém o mesmo)
Esta nova pesquisa foi encomendada pela TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento foi realizado entre o último domingo, 21 e esta terça-feira, 23, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de identificação BR-07272/2018.
O nível de confiança do levantamento, estima-se, é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro turno, Jair Bolsonaro (PSL) teve 46,03% dos votos válidos; Fernando Haddad (PT), 29,28%. A eleição será no próximo dia 28. (Do O Povo)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo