REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Igreja Matriz de Santo Antonio passa por reparos em sua pintura

Um dos principais patrimônios locais, a Igreja Matriz de Santo Antônio, passa por reparos em sua pintura. A Paróquia, a quem pertence o prédio, tem se preocupado em manter o local sempre preservado, embora ao longo do tempo tenha sofrido algumas alterações.

Monumento central do município e marco histórico, a Matriz integra o Patrimônio Arquitetônico da Paróquia de Quixeramobim, que também preserva e mantém outros templos, como por exemplo: as Igrejas do Rosário, no patronato, e Igreja do Senhor do Bonfim, no Centro.

O município de Quixeramobim ainda não reconheceu seu patrimônio arquitetônico por inteiro. Não há legislação local sobre o assunto, nem mesmo auxílio financeiro por parte da administração pública local, na manutenção, em especial dos templos e casarões do Centro Histórico de Quixeramobim. Apenas a Casa de Câmara e Cadeira e a Casa de Antonio Conselheiro são prédios tombados, pelo IPHAN e pelo Estado do Ceará, respectivamente.

A Igreja Matriz de Santo Antonio tem suas origens na primitiva capelinha de taipa construída e entregue aos fiéis no ano de 1732 por Antonio Dias Ferreira. Com compleição externa da arquitetura do tempo, o templo sofreu algumas alterações ao longo de diversas reformas, sendo a última realizada entre 1886 e 1916 (quando teve acrescida mais uma torre), mantendo preservada, porém, na versão original de seu estilo barroco, a fachada em frontispício neoclássico. Seu piso original foi substituído por granito e suas colunas revestidas por lajotas de cerâmica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo