Quase metade dos professores do ensino médio do país dá aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. A afirmação é baseada em dados do Censo Escolar de 2015, divulgado nesta segunda-feira, 23. Este problema atinge a rede pública, como também a escolas privadas e é mais grave em algumas matérias, como física, filosofia e sociologia.
Dos 494 mil docentes que trabalham no ensino médio, 228 mil (46,3%) estão atuando em pelo menos uma disciplina a qual não é de sua formação. O número de professores com formação adequada em todas as aulas que ministra representa 53,7% do total.
Quase um terço (32,3%) só dá aulas em matérias às quais não tem formação específica. Outros 14% se desdobram entre a área que são titulados e outras em que não tem a devida habilitação.
Matérias como sociologia, filosofia e artes registram os piores resultados. Física e química aparecem na sequência, com um número maior de docentes sem habilitação para a área. Somente 27% dos professores que lecionam física no Brasil, por exemplo, têm a formação na área.
Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo