REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Cinco marcas de protetor solar facial não passam em teste de qualidade

Um teste realizado com dez marcas de protetores solares de rosto, pela Proteste, apontou que cinco deles não tinham a eficácia apresentada no rótulo, já que a proteção era inferior. Em um deles, a proteção era inferior a prevista na lei. Estes produtos são vendidos no mercado com o preço equivalente ao fator de Proteção Solar, de acordo com a pesquisa, quanto mais alto o FPS, mais caro. São eles das marcas: Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay.

O produto da La Roche Posay tinha um FPS 42% menor do que o informado no rótulo. A Proteste solicitou uma fiscalização mais adequada dos produtos e pediu aos fabricantes que corrijam a informação nos rótulos dos protetores solares. Nos cinco casos, as marcas ultrapassaram a variação de até 17% entre o informado na embalagem e a formulação do produto, que é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também foi avaliada a proteção UVA dos produtos, a legislação brasileira determina que esta proteção deve ser de um terço do FPS. Assim, um protetor que tenha FPS 60, precisa de proteção UVA, no mínimo igual a 20. Neste quesito, a marca L’Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo