Natural de Imperatriz, no Maranhão, Renner Leite Lucena foi aprovado em Stanford e em Georgia Tech, duas renomadas universidades norte-americanas. O jovem de 18 anos conta que, dentre suas principais realizações, já recebeu cerca de 30 premiações em olimpíadas escolares – sendo uma delas internacional – e 15 aprovações em vestibulares como o da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e do Instituto Militar de Engenharia mesmo ainda cursando o 2º ano do ensino médio. No 3º ano, obteve as mesmas aprovações, além das vagas nas instituições dos Estados Unidos.
Renner é também responsável por um projeto de educação chamado Além do Horizonte, criado com o objetivo de estimular olimpíadas e estudo entre os jovens, e faz parte da equipe do NOIC, um website nacional de apoio a olimpíadas científicas. O jovem também já foi professor regular e substituto no Colégio Farias Brito. No momento, o estudante também está ajudando na criação de um aplicativo de educação e atua como professor no Centro Educacional Santos Dumont, um curso preparatório em São José dos Campos (SP) para jovens de baixa renda. Já no tempo livre, se dedica a atividades como música e violão, esportes e religião.
O jovem revela que nada disso seria possível sem o sacrifício e apoio de sua família, que o ajudou a conseguiu uma bolsa de estudos no Colégio Farias Brito, em Fortaleza, para onde se mudou com o intuito de cursar o ensino médio. Com isso, teve a oportunidade de se desenvolver academicamente e como pessoa, ganhando novas perspectivas e sonhos.
O maranhense deseja estudar no exterior para aprender mais sobre engenharia e empreendedorismo. Posteriormente, pretende voltar ao Brasil para trabalhar nesse setor, desenvolvendo-o e gerando impacto na educação. Sonha com a possibilidade de fundar uma empresa de tecnologia, capaz de concorrer com grandes multinacionais, trazer independência tecnológica para o país e ainda criar e apoiar projetos educacionais que deem mais oportunidades para estudantes de todo o país.
Para ser aprovado nas universidades norte-americanas, Renner contou com o apoio da Fundação Estudar, que oferece um programa de preparação totalmente gratuito com foco em jovens de ensino médio que desejam cursar a graduação no exterior. Para 2016, há 30 vagas e as inscrições estão abertas até o dia 18 de abril pelo site Na Prática.
Conhecido como Prep Scholars, o programa da Fundação Estudar oferece orientação individualizada sobre SAT e ACT, exames de proficiência em inglês como TOEFL e IELTS, essays, college list, etc. Os jovens selecionados para o programa também são acompanhados ao longo do ano por um mentor que já cursou graduação fora. Para fazer parte do programa, o candidato precisa ser um aluno do 3° ano do ensino médio ou recém-formado. É necessário ter alto desempenho acadêmico, possuir um histórico relevante de participação em atividades extracurriculares e demonstrar excelente domínio do inglês. (Da Fundação Estudar)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo