Apostar na transposição do rio São Francisco chegando ao Ceará. Racionalizar o consumo da pouca água que o Ceará ainda tem nos reservatórios — 11,9% do volume total, até ontem. Dar continuidade e intensificar ações de perfurar e instalar poços, montar adutoras e enviar carros-pipa. São algumas propostas do Governo do Estado para conviver com um provável quinto ano de estiagem. E 2016 traz ainda o desafio de pensar alternativas para dessalinizar a água do mar pela primeira vez em larga escala no Ceará.
A chance de chuvas no Estado abaixo da média histórica é de 65% para os meses de fevereiro, março e abril. São 25% de chances para um volume em torno da média e apenas 10% para boas chuvas, superando 587,1 milímetros. O prognóstico do início da quadra chuvosa foi divulgado, na manhã de ontem, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em entrevista coletiva no Palácio da Abolição. Se as chuvas forem realmente fracas, o Ceará terá a seca mais prolongada dos últimos 32 anos.
Dessalinizar
Em reunião com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o governador Camilo Santana (PT) pediu à pasta o estudo de alternativas para dessalinizar a água do mar em grande escala, abrangendo possivelmente o Porto do Pecém, Fortaleza e municípios do litoral. A informação foi dada ontem, durante o evento, pelo chefe de gabinete do governador, Élcio Batista. A fase atual é de pesquisar qual tecnologia adotar e quem investirá no projeto, detalhou Francisco Teixeira, titular da SRH. (Fonte: O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo