Após sofrer um reajuste de cerca de 8% em fevereiro, o preço do pão francês, ou carioquinha, deve subir novamente nas próximas semanas. A alta refletirá, dentre outros custos, o aumento da tarifa de energia elétrica, do preço da mão de obra e, sobretudo, o preço do trigo, que é cotado em dólar. O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan), no entanto, diz que ainda não tem previsão para alta. Hoje, o preço do pão francês em Fortaleza gira em torno de R$ 10 o quilo.
“Fizemos um reajuste no início de fevereiro e agora fomos surpreendidos com o dólar, que está impactando fortemente no preço do trigo. Vamos aguardar um pouco para ver como o dólar e o trigo vão se comportar”, diz o presidente do Sindpan, Lauro Martins.
Devido às fortes oscilações da moeda norte-americana nas últimas semanas Martins diz que ainda não é possível mensurar o impacto ao consumidor.
A alta do dólar deve pesar no preço de biscoitos, bolachas e massas em geral. “Esses são os itens que têm grande consumo nas panificadoras”, diz Martins. O último reajuste também havia sido motivado pelos mesmo fatores, além do aumento no preço do gás. (Do O POVO)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo