Enquanto a maior parte do ajuste fiscal cai nas costas dos brasileiros, o governo Dilma Rouseff insiste em manter intocada uma gigantesca máquina governamental na Esplanada dos Ministérios. Os números assustam: os 39 ministérios custam aos cofres públicos cerca de R$ 400 bilhões ao ano – o equivalente a 4,1% do PIB, sendo R$ 214 bilhões somente em salários. São quase 900 mil funcionários, sendo 113 mil cargos de confiança e comissionados – cerca de 7 mil apenas na Presidência da República. Para tucanos, o Brasil não pode se dar ao luxo de manter uma estrutura dessa dimensão – cara, ineficiente e ocupada por milhares de “companheiros”.
Reportagem da revista “Istoé” publicada no fim de semana mostra o tamanho da distorção. Os Estados Unidos possuem 15 ministérios, assim como a média de parte dos países europeus. Na Argentina, são 14. Países da África, como Moçambique, possuem 28. Aqui Dilma ampliou a já inchada Esplanada deixada por Lula.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo