A destruição ambiental não é provocada apenas pelo ser humano. Importantes espécies vegetais correm perigo devido às chamadas plantas invasoras. Um exemplo disso ocorre com a nossa árvore símbolo, a carnaúba, ameaçada de extinção pela Cryptosgia madagascariensis, mais conhecida como "unha-do-diabo".
Essa predadora está na lista negra divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e deverá ser proibida no Estado. Para isso, um decreto governamental, ainda em estudo, prevê o combate ao plantio, produção, transporte e distribuição dessa e de mais 11, como a nim, castanhola, dendê, leucena, mata-fome e algaroba.
"A ideia é encaminharmos o decreto o quanto antes, mas ainda estamos avaliando se é melhor seguir como projeto de lei. O objetivo é que o governador assine o documento ainda neste ano. A partir daí, vamos desenvolver o Programa Estadual de Inibição de Espécies Vegetais Exóticas Invasoras em áreas públicas, que será regulamentada em lei", adianta o titular da Sema, Arthur Bruno. (Do Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo