REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 23 de março de 2015

A cada 36 horas, um idoso sofre algum tipo de violência

c
Uma denúncia de violência contra o idoso é registrada em Fortaleza a cada dia e meio. Somente entre janeiro e o último dia 13, foram 44 queixas que chegaram à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos do Município (SCDH).

Em um ano, entre 2013 e 2014, os casos de violações aumentaram 200% na Capital, passando de 114 para 342 ocorrências. Somente o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) instaurou mil procedimentos dessa natureza do ano passado para cá.

Segundo o titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da 17ª Promotoria do MP-CE, Alexandre Alcântaras, pouco mais de 70% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima. São irmãos, netos, primos, mulheres ou maridos. Mas a assustadora maioria é composta pelos próprios filhos.

Em mais de 50% dos casos, são eles os suspeitos das agressões. "O que surpreende é que em mais de 70% das denúncias, o ataque acontece na própria casa da vítima", comenta ele, acrescentando que a grande maioria é de negligência, maus-tratos, abandono, abuso financeiro e patrimonial, além de violência psicológica". (Do Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo