Foto: Alex Pimentel |
Na plateia, visitantes de várias cidades do Ceará e também de outros Estados, como o Rio Grande do Norte, o Piauí, Minas gerais e o Maranhão. Este último Estado estava representado pelo secretário de Agricultura de Chapadinha, Carlos Borromeu.
O público pôde observar troncos de árvores nativas, ninhos de joão-de-barro, colmeias de "inchuís", levados para o Encontro pelos profetas e profetisas como prova de suas experiências. O pesquisador Luiz Gonzaga, de Camocim, levou provas diferentes, alguns mapas, e apresentou estudos mais elaborados, baseados nas observações meteorológicas, incluindo as Zonas de Convergência estudadas pelos meteorologistas. Até o fim de março o quadro não muda, chove pouco, ressaltou.
O profeta José Aurélio Leal, 67, de Quixeramobim, estava participando pela segunda vez do Encontro. Observando os cumarus, as aroeiras, os angicos, também concluiu para 2015 um inverno tardio e mediano. É sinal para os mais espertos plantarem e colherem porque a quadra chuvosa vai ser curta. Todavia, pelas suas experiências, desde a sua infância, no período de 10 anos, não ocorrem duas secas extremas. Na avaliação dele, a última foi registrada em 2012.
Já o engenheiro agrônomo Carlos Flaubert, de Madalena, participou pela primeira vez, e levou uma novidade para o Encontro. Nos seus estudos, observou o voo dos urubus durante a segunda quinzena de dezembro. Estavam voando muito alto e não apareceram em bandos. Fez pesquisas e concluiu o comportamento dessas aves como favorável ao inverno, apesar de escasso nos dois a três meses do início do ano.
Responsável pela elaboração da ata do Encontro, a líder comunitária da localidade de Sabonete, na zona rural de Quixadá, Lúcia Maria da Silva, também fez suas experiências, principalmente acompanhado o movimento das formigas de roça, carregando folhagens para os formigueiros. Estão muito lentas. Para ela esse comportamento significa a chegada de chuvas, mas serão espaçadas, concluiu.
Segundo o apresentador do Encontro dos Profetas da Chuva e um de seus idealizadores, Helder Cortez, a maioria dos profetas estimou, por meio de suas pesquisas, que o inverno será de regular a bom em 2015. "O inverno será bom para a agricultura, mas nem tanto para a recarga de água", finalizou.
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, interpretou as previsões como melhores para este ano: "Não serão desprezadas, tanto que, na próxima semana, a partir da região do Cariri, deverá ser iniciada a distribuição de sementes do programa Hora de Plantar". Também presente no Encontro, o titular da Secretaria de Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada, Osmar Baquit, reforçou o empenho do governo na assistência ao homem do campo junto aos participantes, incluindo os prefeitos de Quixadá, Capistrano, Itapiúna e Jaguaretama. (Do Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo