Um dos clientes da operadora, residente na Rua Castelo Branco, Bairro Monteiro de Morais, disse que a velocidade de sua internet nos últimos meses tem piorado bastante: “A Oi está demais. Têm dias que não tem a menor condição, a internet fica muito lenta”, revelou o cliente.
Mas a atual situação do serviço prestado pela Oi não é exclusividade de Quixeramobim. Há relatos de que clientes de outros municípios do Sertão Central também passam pelo mesmo problema.
Desde o dia 1º de novembro uma nova regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entrou em vigor e determina que a empresa deve fornecer no mínimo 80% da velocidade contratada, ou seja, num plano de 10 MBps (megabits por segundo), por exemplo, a média mensal da velocidade fornecida pela operadora deve ser de no mínimo, 8 MBps.
Ainda conforme a Anatel, se as empresas descumprirem a nova regra, a agência pode instaurar procedimentos administrativos que, podem resultar em multa. Desde 2012 a Anatel está atualizando as regras. Naquele ano, exigia-se 60% da velocidade média. Já em 2013, o número subiu para 70%.
A reportagem confirmou o problema relatado pelos usuários do serviço em Quixeramobim, nos computadores da própria sede do Sistema Maior de Comunicação, localizado no Centro, onde a qualidade do sinal oscila bastante ainda mais no período da tarde.
O grupo de comunicação já vem enfrentando problemas com a conexão de internet desde o início do ano, quando através da Rádio Campo Maior AM 840, encaminhou, em fevereiro, ao Call Center da Oi Velox, um ofício relatando o problema e solicitando um posicionamento da empresa quanto à baixa velocidade do plano contratado.
Apesar do documento encaminhado, a Oi ainda não se posicionou sobre a qualidade do serviço e continua ofertando a empresa um serviço inferior ao contratado. Testes realizados na tarde desta quarta-feira, 03, em dois computadores do grupo de comunicação, através dos sites Speed Test COPEL e Velocímetro TechTudo (este último da Globo.com), comprovaram que a velocidade não correspondeu nem mesmo à metade do que deveria ser disponibilizado. Mesmo não sendo ferramentas oficiais para medir a velocidade da internet, são dois dos meios mais comuns utilizados por usuários para ter acesso a estes dados.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo