Apesar de registrar entre julho e setembro deste ano a maior expansão do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre, desde o quarto trimestre de 2010, e de estar crescendo desde 2008 sempre acima da média nacional no terceiro trimestre de cada ano, o Ceará ainda tem a metade do PIB per capita do Brasil.
Isso revela que todo o crescimento da economia do Estado ainda é insuficiente para equiparar o nível econômico do cearense ao do brasileiro.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), divulgados ontem, o PIB do Ceará registrou alta de 5,60%, no terceiro trimestre deste ano, ante igual período de 2013, superando, outra vez, a performance nacional, que apresentou declínio de 0,2%, no mesmo comparativo. É a maior elevação do PIB cearense no trimestre desde 2010, quando o indicador chegou a 5,80%, no quarto trimestre do referido ano.
Considerando o acumulado do ano, de janeiro a setembro, a economia cearense também cresceu acima do País, com variação de 4,19%, enquanto o PIB do Brasil experimentou leve ascensão de 0,2%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Ceará apontou 3,78% de incremento, enquanto a economia nacional teve 0,7% de elevação. (Fonte: Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo