REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Lava-Jato: PF indicia lobista e 12 executivos de empreiteiras

A Polícia Federal indiciou, ontem, 12 executivos de empreiteiras e um lobista suspeitos de participação no esquema de desvio de recursos da Petrobras. Entre eles estão o presidente da Construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o vice-presidente executivo da Mendes Júnior, Sergio Cunha Mendes, e o ex-presidente da Queiroz Galvão Ildefonso Colares Filho.

A PF disse ter identificado cinco crimes, incluindo fraude a licitações, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Além dos executivos, o lobista Fernando Antônio Falcão Soares, 47, conhecido como Fernando Baiano, foi indiciado sob suspeita de ter cometido quatro crimes, dentre os quais corrupção ativa.

O indiciamento policial não significa culpa. A denúncia cabe ao Ministério Público, que pode acompanhar ou não as conclusões da polícia. Se condenados, os suspeitos podem pegar até 31 anos de prisão, mais multa.

Além dos indiciamentos, a delegada da PF Erika Mialik Marena entregou os relatórios finais referentes a quatro inquéritos que trataram de Fernando Baiano e das empreiteiras OAS, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia e Mendes Júnior. Outros inquéritos deverão ser concluídos pela PF nos próximos dias, com novos indiciamentos.

Segundo a delegada, Baiano "operou no esquema de recebimento de valores de propina, e posterior lavagem, para propiciar a empresas facilidades em sua contratação na Diretoria Internacional" da Petrobras. (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo