O programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840, entrevistou hoje, 14, o secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda. Recentemente, a Secretaria Estadual de Educação do Estado teve destaque nacional pelas suas ações que tem beneficiado milhares de estudantes da rede pública municipal do Ceará.
Entre os assuntos destacados estão o programa Alfabetização na Idade Certa(PAIC), o papel do Estado para viabilizar sua execução, a construção dos Centros de Educação Infantil, a evolução da educação profissionalizante no Ceará, o desempenho dos alunos da escola pública no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o papel da SEDUC na participação desses estudantes da rede pública da capital e do interior na prova do ENEM.
Programa de Alfabetização na idade certa (PAIC)
Perguntado sobre o programa “Alfabetização na Idade Certa”, Maurício disse que o programa teve início quando a Secretaria de Educação observou que muitas crianças do ensino fundamental estavam passando cinco anos na escola e a grande maioria saía do ambiente escolar sem saber ler. Logo a secretaria do estado se voltou para a problemática e garantiu que as crianças pudessem apreender a ler com seis anos de idade. O programa existe desde 2008 e é uma parceria do Estado com os municípios.
Papel do Estado para viabilizar a execução do PAIC
De acordo com o secretário, o estado apoiou a formação dos professores, além de livros para todas as crianças, bolsas e material para o professor. “Dentro dessa ideia de apoiar os municípios, o estado não fez só apoio técnico, o estado colocou dinheiro e vontade”, afirmou.
Centros de Educação Infantil
O secretário de educação destacou ainda a participação do Governo do Estado na construção de creches e escolas de educação infantil nos municípios cearenses. Conforme Maurício, hoje existem boas condições nos municípios para manter a merenda dos alunos e os salários dos professores. “Construir é puxado, é caro. E o Governo do Estado viu que precisava ajudar o município a construir prédios melhores, adequados às condições das crianças”, ressaltou.
Evolução da educação profissionalizante no Ceará
Sobre a educação profissionalizante no Ceará, Maurício descreve que a educação profissional estava praticamente zerada no Ceará e que de 2008 até 2014, o Estado conseguiu colocar em funcionamento 102 escolas profissionalizantes com mais de 57 cursos técnicos. Segundo ele, as escolas estão sendo muito bem sucedidas, tendo um grande número de aprovações e a grande maioria dos alunos conseguem um bom emprego quando saem da escola.
“Uma experiência muito forte e muito importante: A escola oferece duas merendas, um almoço e o tempo integral de estudos. É um modelo que deve ser expandido. Nós temos 38 escolas sendo construídas e deve haver um esforço do Estado para aumentar o numero de escolas e de alunos que tem essa oportunidade”, informou Maurício.
Desempenho dos alunos das escolas públicas no ENEM
O secretário falou da importância do ENEM: “Não é a toa que as escolas particulares do Brasil todo colocam propagandas do resultado delas no Enem, porque o sonho de todo brasileiro é fazer faculdade e hoje, o Enem é uma forma que o governo federal criou para que os pobres entrem na universidade”.
Perguntado sobre o papel da Secretaria de Educação na participação dos alunos da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Maurício lembrou que para um aluno ganhar uma bolsa do Prouni em uma faculdade particular tem que fazer o Enem. “Temos dado muita força pra todos os nossos alunos fazerem o Enem, acreditarem que eles podem conquistar uma vaga. E não temos medido esforços, desde tirar o CPF para a inscrição até o dia da prova, até o transporte e o lanche. A participação dos alunos de escola publica no Enem vem crescendo muito, há seis anos eram 1.600 alunos na faculdade e ano passado a gente teve 10.000 alunos.”
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo