REDIRECIONAMENTO

sábado, 9 de agosto de 2014

Homens podem doar sangue 4 vezes por ano e mulheres até 3 vezes

Estimativa do Ministério da Saúde indica que se cada brasileiro doasse sangue duas vezes por ano, não faltaria sangue para transfusão no Brasil. Mas apenas 1,8% dos brasileiros são doadores regulares, o que faz com que o nível dos estoques dos hemocentros públicos esteja sempre abaixo do ideal. Por isso as constantes campanhas e mobilizações realizadas para estimular a população a doar sangue.

Pelos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes por ano. No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é responsável pela política de sangue e tem capacidade para atender às exigências da sociedade, em se tratando de sangue e hemoderivados para suprir as necessidades da população.

Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal.

A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia. (Fonte: Governo do Estado do Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo