 |
| Foto: Acervo Iphan |
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 20 de agosto a 26 de outubro, a exposição "Patrimônio Imaterial – A Cultura Viva dos Povos". Um total de 30 bens imateriais do povo brasileiro – lugares, formas de expressão, saberes e ofícios transmitidos e renovados de geração em geração de todo o país – estarão à mostra em duas galerias do prédio.
 |
| Foto: Acervo Iphan |
Por meio de textos, fotos, vídeos, músicas, sons e objetos, os bens imateriais apresentados são distribuídos em três blocos, em forma de aldeias circulares que podem ser atravessadas em um percurso livre, de acordo com a vontade de cada visitante. A primeira aldeia representa os povos que construíram a identidade do brasileiro. São imagens de índios, portugueses, italianos, africanos, japoneses e alemães, cujos traços estão miscigenados na população brasileira, que cria e recria suas manifestações culturais.
Os bens expostos
Entre os bens imateriais presentes à exposição estão: a Cajuína, que entrou para o Livro dos Saberes do Iphan no dia 15 de maio de 2014; o modo artesanal de fazer queijo de Minas nas regiões do Serro e das serras da Canastra e do Salitre, em Minas Gerais; e a Cachoeira de Iauaretê, lugar sagrado dos povos indígenas no Amazonas.
Postado por: Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo