Com direção de Fábio Oliviere e os atores Alex Moczydlower, Fábio de Luca, Sidney Grillo, Jean Rizo e Sônia Barbosa, as protagonistas (três irmãs solteironas, atrapalhadas e bruxas) arrancaram gargalhadas da plateia que compareceu ao teatro. Para acompanhar o espetáculo, o público ocupou todas as cadeiras e, por falta de assentos, até as galerias do local.
Alguns reclamavam da estrutura e perguntavam-se onde estavam as poltronas do teatro, substituídas na ocasião por cadeiras plásticas, outros do calor. O professor Carlos Costa, fez um desabafo sobre o caso:
“Recebi via whatsapp que iríamos ter em nossa cidade no "teatro" do Memorial Antonio Conselheiro um peça teatral intitulada, As Irmãs Buonanotte, do Rio de Janeiro. Convidei imediatamente minha família e alguns amigos, afinal há muito tempo não vemos em nosso amado Quixeramobim eventos culturais dessa natureza. Um bom publico compareceu ao local, porem, ao entrar no "teatro" veio a mim uma sensação horrível. Deparei-me com um teatro sem os urdimentos (cortinas)- que foram compradas e doadas pela Fundação Canudos, organizadora da Quiarte-, sem nenhuma cadeira, sem o som que fora conquistado em um projeto junto ao ministério da Cultura, sem 8 ventiladores de paredes que foram adquiridos com muita mais muita peleja (coisas pequenas, mas que foram conquistas de um tempo de outrora), tábuas e ferros espalhadas por todos o ambiente, um calor terrível um teatro com cara de depósito(...) Lamentei com meus familiares, fiquei triste e pensei: ‘Se o Fausto Nilo estivesse aqui, estaria com vergonha e muito triste com o descaso total com esse equipamento’(...) Antes do inicio da peça, com o teatro lotado o organizador do evento deu um depoimento bastante contundente reclamando do descaso e a falta de compromisso da Prefeitura e da Secretaria da Cultura para com o evento, pois nada que fora acordado: Iluminação, som e estadia do atores fora comprido, que somente estava acontecendo a peça em respeito ao publico e porque um amigo trouxe de outra cidade parte do som e da iluminação, e ainda que os atores tinham, de favor, sido hospedados na casa de um colaborador da cidade(...)Fiquei morrendo de vergonha de ver o publico sentado em cadeiras de plástico, no chão e em pé. Não quero aqui atacar pessoalmente ninguém, mas gostaria muito de ver meu amado Quixeramobim em uma situação melhor”, disse.
O ator Fabio de Luca, contratado pela Rede Globo de Televisão e integrante do grupo Parafernalha, que tem um dos canais de humor mais acessados do Youtube, destacou a receptividade do público que, segundo ele demonstrou grande interesse pelo espetáculo: “O que nos motivou a apresentar o espetáculo certamente foi o público. Ficamos surpresos ao ver tantas pessoas querendo nos assistir. O descaso da administração não nos impediu de trazer a arte ao povo. Lamentamos a situação do teatro, bem como, a falta de investimento em cultura”.
Segundo o produtor cultural Khalil Gibran, em quinze anos de carreira, nunca se deparou com uma situação como a que viveu em Quixeramobim: “A Mostra percorre todo o Estado do Ceará, é muito bem recebida por onde passa e tem contado com o apoio das secretarias de cultura de todos esses locais. Infelizmente, em Quixeramobim não tivemos isso, é lamentável. Estamos trazendo cultura, um espetáculo gratuito para o publico, com todos os custos bancados por seus organizadores. Ao município se solicita apenas o mínimo, que é a estrutura de som e luz para a apresentação, a alimentação e hospedagem dos atores, que vem de tão longe para apresentar seu trabalho”, desabafou.
Além da divulgação do evento, a Fundação Canudos, como entidade não governamental incentivadora da arte e da cultura, foi procurada pela produção para viabilizar a encenação do espetáculo, tendo posto um grupo de colaboradores para auxiliar a equipe e oferecido aos produtores e elenco da peça um jantar, após o evento, antes que os mesmos- apesar de cansados- retornassem à Fortaleza, onde se hospedaram. De início, os mesmos seriam hospedados no município, mas como isso não foi possível, a produção providenciou o retorno dos mesmos à capital cearense.
O presidente da Fundação Canudos, Sérgio Machado, assistiu ao espetáculo e elogiou a iniciativa da Mostra, dizendo esperar que no próximo ano o município possa novamente receber e acolher melhor o evento: "É nosso dever como cidadãos apoiarmos iniciativas como esta que contemplam nosso município com um espetáculo de qualidade, oferecendo à população a oportunidade de ter acesso à cultura, o que deveria ser também uma das prioridades do poder público”, afirmou.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação





Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo