REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Deezer busca novos talentos no Nordeste

Não é nenhuma novidade dizer que a indústria da música mudou radicalmente nos últimos 20 anos atrás. O download de arquivos de áudio surgiu teve o impacto de uma bomba atômica no modelo de comércio que até então alimentava uma indústria multimilionária. Em meio à devastação provocada pela tecnologia, bandas e selos buscaram novas formas de divulgação e comercialização de suas produções. A grande aposta do momento - de artistas e das gravadoras - é o serviço de streaming, em que o ouvinte não precisa mais "baixar" o arquivo e pode escutar, online, suas músicas e playlists em diversas plataformas (computador, smartphone, videogames, etc). Tudo isso, pagando os proprietários dos direitos autorais.

Com 2 milhões de usuários somente no Brasil, a empresa francesa Deezer aportou por aqui em 2013 e este ano decidiu apostar nos talentos da música nacional.

A empresa não divulgou a quantidade de bandas cearenses ou nordestinas já disponíveis no serviço, mas Henrique apontou alguns nomes de destaques de algumas bandas locais que estão no catálogo da Deezer, como Selvagens à Procura de Lei, Daniel Groove, Paula Tesser, Estrobo, Saulo Duarte e a Unidade, Astronauta Marinho e Jack the Joker. "O Ceará é um Estado que, quando é dada a oportunidade, sempre oferece grupos que surpreendem com suas músicas", diz Henrique Feres.

Concurso
O Prêmio terá duas fases. Na primeira, cinco júris compostos por profissionais do cenário musical de cada região brasileira escolherá um representante por região, de norte a sul do país. Os critérios de avaliação, que variam em notas de 0 a 3, são: talento artístico, profissionalismo e comunicação em torno do público. Henrique reconhece que o processo de avaliação é subjetivo, mas acredita no potencial das comissões julgadoras. "Se os critérios fossem matemáticos, não precisávamos de júri", diz. Caso haja empate entre as bandas, o número de execuções no serviço será considerado para escolher o selecionado para a segunda fase.

Para participar, as bandas deverão disponibilizar seus trabalhos na Deezer. Para facilitar esse processo, a empresa está com acordo de distribuição gratuita com os 3 principais agregadores de auto-distribuição do Brasil, que cobram entre U$ 40 e U$ 100 para o compartilhamento digital dos trabalhos musicais. São eles: Zimbalam (distribuição de um álbum gratuito por artista), OneRPM (distribuição gratuita ilimitada pra Deezer) e CDBaby (distribuição de um single por artista). (Fonte: Diário do Nordeste)

Mais informações:
Prêmio Deezer ABMI de Novos Talentos, até dia 31 de agosto. Inscrições de bandas e mais informações no site: www.deezer.com/app/dant

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo