Filhos e filhas,
Estamos na Semana Nacional da Família, um evento proposto pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Essa semana é para ser vivenciada em todas as paróquias e comunidades, mas também dentro do lar. Então, aproveite essa semana e passe um tempo com a sua família. Escolha um dia para ver fotos antigas, valorizar os momentos em família.
Em minhas homilias e programas lembro sempre São João Paulo II que disse: “Família, torna-te aquilo que és”, porque a família deve voltar a ser local de união, encontro e amor. A família contribui muito para nos moldar e influenciar a forma como encaramos a vida. Os valores que recebemos na infância, na família são aqueles que constituem o nosso caráter.
É na família onde temos as nossas primeiras experiências de vida, nossos primeiros relacionamentos, por isso o lar é o lugar privilegiado para o exercício do diálogo amoroso cultivando sempre o respeito, a tolerância, o companheirismo e a paciência. E é responsabilidade de cada um buscar a harmonia e a paz na família.
A Família de Nazaré é um modelo para todas as famílias. Ela, como todas as famílias, enfrentou problemas e foi amadurecendo na vivência de alegrias e tristezas, sucessos e sofrimentos. Então somos convidados a imitar suas virtudes, vivendo em nosso lar a comunhão fraterna.
Olhar para a Sagrada Família é um convite para que olhemos com mais atenção para a qualidade de nossos próprios relacionamentos, por isso faço aqui uma pergunta simples, porém de grande profundidade: e a sua família, como vai?
Com essa reflexão, vamos rezar por todas as famílias essa oração do Papa emérito Bento XVI, em ocasião do V Encontro Mundial das Famílias.
Oh, Deus, que na Sagrada Família nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na fé e na obediência de Vossa vontade. Ajudai-nos a ser exemplo de fé e amor aos Vossos mandamentos. Socorrei-nos na nossa missão de transmitir a fé aos nossos filhos. Abri seu coração para que cresça neles a semente da fé que receberam no batismo. Fortalecei a fé dos nossos jovens, para que cresçam no conhecimento de Jesus. Aumentai o amor e a fidelidade em todos os casais, especialmente naqueles que passam por momentos de sofrimento ou dificuldade. Unidos com José e Maria, pedimo-Vos por Jesus Cristo vosso Filho, nosso Senhor. Amem.
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo