De 21 a 24 de maio, o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, representado pelo Coordenador Geral, Neto Camorim, participou da TEIA Nacional da Diversidade Cultural na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Além do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, o Encontro congregou o Fórum da Diversidade, Fórum de Gestores, Feira de Economia Solidária e Criativa, seminários e oficinas, reunindo os mais de 3.600 pontos de cultura de todo o Brasil, depois de quatro anos da última edição, realizada em Fortaleza, em 2010.
A Teia dos pontos de cultura se caracteriza como um encontro no qual convergem os participantes dos encontros nacional e regionais das instituições que integram o Programa Cultura Viva, que completa 10 anos em 2014. Configura-se como um momento de protagonismo da sociedade civil em diálogo com o poder público, para avaliar suas ações e cobrar maior empenho dos governos para as políticas culturais.
Como integrante da delegação cearense que foi a Natal, o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo participou de algumas atividades, dentre elas:
• Solenidade de abertura oficial da TEIA, quando os representantes dos pontos de cultura apresentaram pauta de reivindicação conjunta, na presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, presidente da Câmara Federal, Dep. Henrique Eduardo Alves, Senador Inácio Arruda (PCdo B-CE) e Dep. Fátima Bezerra;
• Fórum da Economia Solidária e Criativa para discutir ações de como inserção dos produtos dos pontos de cultura no mercado em articulação, em rede com outras instituições e movimentos sociais. Essa atividade contou com a presença do representante da Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Vital Filho;
• Encontro do setorial Afro Brasileiro, onde aconteceram discussões sobre diversidade religiosa, capoeira, candomblé e outras manifestações culturais do povo afro brasileiro e dos povos tradicionais;
• Exposição e vendas de produtos do ponto de cultura Patrimônio Vivo (CD/DVD Boi de Reisado de Quixeramobim, Cartões postais e livros), durante a Feira de Economia Solidária e Criativa, no stand destinado aos Pontos do Ceará.
• Participação na apresentação cultural da Delegação cearense dos Pontos de Cultura;
• Participação da roda de conversa dos povos tradicionais ciganos, sua apresentação musical;
• Fórum de Mídia Audiovisual dos Pontos de Cultura, onde foi discutida a proposta de criar uma TV WEB para os pontos de cultura; Marco Civil da Internet, que ainda será regulamentado, em rede colaborativa, como resultado da pressão social; Decreto da TV digital para implantação do canal da cultura; Maior ocupação do quadro “Outro Olhar”, do Jornal da TV Brasil, que destina espaço para divulgação das produções dos pontos de cultura. Debate sobre o Canal dos Pontos de Cultura, a TV ITEIA, na internet, onde todos devem acessar e colaborar.
Segundo Neto Camorim, participar da TEIA Nacional dos Pontos de Cultura foi a oportunidade de promover, reconhecer e valorizar o nosso potencial criativo brasileiro, tão diverso e plural nas suas mais variáveis possibilidades e representações: “Foi um momento de celebrar mais também de cobrar políticas culturais mais democráticas, menos burocráticas e mais colaborativas”.
Além do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, quem também esteve em Natal participando da TEIA, representando os artistas cearenses da cultura popular do boi de reisado, foi Mestre Piauí, de Quixeramobim.
Por Neto Camorim - Coordenador Geral do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e integrante da ONG. Iphanaq.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo