REDIRECIONAMENTO

sábado, 21 de dezembro de 2013

Na Região, Ceará liderou geração de vagas formais

Novembro foi um mês de grandes oportunidades para o trabalhador cearense, pelo menos é isso o que aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o indicador, o Ceará foi o estado nordestino que mais gerou postos formais no período, registrando 8.749 novas vagas, a frente de grandes potências econômicas da região, como Bahia (7.962) e Pernambuco (5.317). O resultado também foi o melhor para um novembro desde 2009, quando 12.296 empregos celetistas surgiram no Estado.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 4.489 postos foram criados no Ceará, a geração de emprego praticamente dobrou em novembro de 2013, tendo em vista que o crescimento foi de 94,8%. O bom desempenho, aliás, foi puxado principalmente pelo setor do comércio e dos serviços, que juntos responderam por 7.853, ou 89,7%, das novas oportunidades criadas para os cearenses.

Na avaliação do coordenador de estudos e análise de mercado do Sine/IDT, Erle Mesquita, o avanço de novembro, apesar de esperado, acabou surpreendendo por conta de sua intensidade. “Sempre há uma elevação no número de postos desse período, mas o desempenho dos últimos três meses foi além das expectativas. Em dezembro, porém, o número de novas vagas deve cair, pois boa parte das dispensas acontecem neste mês”, afirma.

Em novembro, apenas três setores registraram queda no número de empregados no Estado, aponta o Caged. Foram eles: agropecuária (-68), administração pública (-5) e serviços industriais de atividade pública (-1). (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo