REDIRECIONAMENTO

sábado, 5 de outubro de 2013

Após desocupação tensa, prefeitura inicia obras hoje no Cocó

A Polícia Militar tirou ontem os manifestantes que ocupavam, desde 15 de julho, uma área do Parque do Cocó para evitar a construção de dois viadutos pela Prefeitura de Fortaleza no encontro das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior. Um policial militar ficou ferido durante a operação e um manifestante foi detido depois de caminhar nu até uma barreira de policiais. Com o fim do acampamento, as obras no local já começam neste sábado, com a Guarda Municipal presente, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Samuel Dias.

A operação envolveu cerca de 300 policiais militares, segundo o coronel José Maria Barbosa Soares, do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM. O início aconteceu às 15h45, quando a barreira policial que aguardava a ordem na Antônio Sales começou a descer a avenida em direção ao campamento, lançando bombas bombas de gás lacrimogênio e atirando balas de borracha contra os manifestantes, que por sua vez arremessavam pedras contra os policiais.

Ao longo dos dez minutos que duraram a ação, os manifestantes saíram por duas aberturas na grade do Parque e pelos fundos. Um membro do grupo, identificado como Osvaldo Andrade, foi detido, mas liberado depois que o vereador João Alfredo (PSol) intercedeu por ele. Um policial levou uma pedrada na cabeça e foi socorrido pelos colegas. Após a desocupação, equipe da Prefeitura recolheu os utensílios deixados no acampamento, como mesas, cadeiras, tapumes, faixas e uma bicicleta. Os objetos foram levados para a Regional II, onde, segundo a Polícia, serão catalogados e devolvidos aos manifestantes que os reclamarem a partir desta segunda-feira, 7.

Protesto sem roupa

Às 17h15, enquanto seguia a limpeza do acampamento, o manifestante Gustavo Mineiro, 31 anos, tirou a roupa perto do supermercado Frangolândia e partiu em direção aos policiais que guardavam a entrada do Parque. Ele foi imobilizado, coberto por um das faixas que pouco antes ainda estavam penduradas na grade e levado para o 2º Distrito Policial, aplaudido por manifestantes. Às 17h30, enquanto manifestantes lamentavam, alguns chorando, o desfecho do acampamento, um oficial da Justiça Federal emitiu a posse da área à Prefeitura, representada ali pelos secretários Samuel Dias e Francisco Veras (Segurança Cidadã), que assinaram o documento. (Do O Povo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo