REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Temperatura da caatinga deve subir até 4,5º C em 87 anos

A temperatura da caatinga brasileira deve subir entre 0,5ºC e 4,5ºC até 2100, o que poderá desencadear a desertificação do bioma já ameaçado de extinção. Nas próximas três décadas, o aumento deve ser entre 0,5ºC e 1º. No Ceará, a vegetação representa praticamente 100% de cobertura. Apenas as pequenas áreas do Maciço do Baturité e do litoral não se localizam no bioma. Trata-se do estado com maior porção de caatinga do Brasil.

A elevação resulta do aquecimento global provocado por altos níveis de emissão de gases causadores do efeito estufa.

As projeções são do relatório de avaliação elaborado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), documento feito por 350 cientistas de diversas instituições e divulgado, ontem (9), durante a 1ª Conferência Nacional sobre Mudanças Climáticas, realizada em São Paulo.

Os dados foram coletados com a ajuda do "Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre", primeiro sistema nacional de simulação do clima global. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo