REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Recuperação de calçamentos, iluminação, saúde e educação dominam pauta de entrevista com Cirilo Pimenta

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, concedeu nesta quinta-feira, 12, entrevista a Rádio Campo Maior AM 840. O gestor utilizou o espaço para realizar uma prestação de contas de suas atividades à frente da prefeitura. Pimenta pontuou o que vem sendo feito por cada pasta.

Educação

O município que hoje conta com 6 creches, 78 escolas e 836 professores, foi contemplado com 17 prêmios do “Escola Nota 10”. A premiação, conforme Cirilo, ‘vai trazer pouco mais de R$ 1,2 milhão em prêmios para ser investido nas próprias escolas’. Ainda falando de educação, o gestor afirmou que está retomando as conversações para instalação de mais cursos superiores no município, como o de medicina.

Outro ponto esclarecido foi quanto a ausência de merenda de escolar no início do segundo semestre deste ano. De acordo com ele, quando o presidente da Câmara, Clébio Pavone, assumiu interinamente o governo municipal, foi autorizada uma dispensa de licitação para aquisição da merenda escolar referente aos meses de maio e junho. Entretanto, quando do seu retorno no final de julho, uma nova licitação teve que ser realizada para suprir a necessidade do segundo semestre. No intervalo de tempo entre o início e a conclusão do processo licitatório, acabou ocorrendo o problema, que já foi sanado, garantiu o prefeito.

Concurso Público

“Vamos fazer o concurso público ainda esse ano para que em 2014, possamos já estar convocando os novos funcionários”, disse Cirilo. Indagado sobre quando devem ser convocado os classificados do concurso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Pimenta garantiu que irá realizar esse procedimento no início do mês de outubro. O prefeito espera que a partir do próximo ano, com a realização do novo concurso, possa se estabilizar o Fundo de Previdência Municipal (Quiprev). “É uma das maiores prioridades nossas”, disse se referindo-se a efetivação dos funcionários.

Habitação

O gestor aposta no fortalecimento do setor de construção civil estimulando a geração de emprego e renda. Dentro ainda deste contexto, Pimenta declarou que a previsão até 2014 é de que o município adquira um total de mais de duas mil novas moradias. “Já começamos com o início da construção de 540 casas do Conjunto Habitacional Jardim Norte I, que está localizado nas proximidades da Faculdade de Tecnologia do Sertão Central (FATEC)”.
Ainda dentro desse projeto estão previstas 500 casas para os moradores do Assentamento Irmã Teresa, processo este que, segundo ele, já está adiantado, devendo ser assinada a ordem de serviço em breve. As ações serão acompanhadas pelas secretarias de Ação Social e Urbanismo.

Adutoras

Cirilo anunciou, ainda, a construção de 23 novas adutoras com estação de tratamento e registro de consumo, beneficiando cerca de duas mil famílias. “Nós queremos chegar ao final do mandato com 95% das comunidades rurais com água encanada”, disse.

Saneamento

Cirilo afirmou que esta semana estará se reunindo com representantes da empresa responsável pelas obras de saneamento no município para resolver as pendências e entregar a obra já em outubro próximo, adiantando que está trabalhando o projeto da segunda etapa do programa de saneamento, que demandará um investimento estipulado em R$ 37 milhões.

Em relação a recuperação dos calçamentos danificados em decorrência das obras de saneamento, o prefeito revelou ser esta uma situação que o incomoda, mas que prepara uma lista de solicitações que serão encaminhadas à Cosampa para recuperação da pavimentação. Já em relação aos demais trechos, a Prefeitura realiza licitação para recuperar o calçamento.

Iluminação

“A questão de iluminação é uma coisa séria e está me preocupando muito”, disse o entrevistado afirmando ainda que uma licitação já está sendo realizada para sanar o problema da falta de iluminação em alguns trechos da cidade. Aproveitando a oportunidade, o gestor lembrou que, com seu retorno, há processos licitatórios em andamento para recuperação e ampliação de prédios públicos.

Médicos

Quanto a exoneração de quatro médicos especializados, por terem laços de parentesco com Pimenta, o mesmo afirmou que, apesar desses profissionais trabalharem já há alguns anos no município, por recomendação judicial, teve que exonerá-los para evitar conflito com a lei. “Eu fui recomendado a afastá-los pela proximidade de parentesco e atendi prontamente. Agora nós vamos trabalhar para conseguir outros médicos dessas especialidades para substituí-los”.
Com relação aos salários dos atuais médicos que prestam serviços ao município, Pimenta afirmou que o pagamento é elevado pelo fato da Prefeitura remunerá-los por cada plantão dado no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, “Os preços dos plantões são recomendados pelo Governo Federal”, disse. De acordo com o prefeito, muitos profissionais chegam a realizar até cinco plantões por semana. Ainda conforme o entrevistado, foi recomendada também a contratação de mais médicos para diluir os salários dos atuais. Para ele, essa é uma questão que deve ser discutida e que a Secretaria de Saúde do Estado será procurada para debater o caso.

Relação com Governo do Estado

Quando indagado sobre sua aproximação com o governador Cid Gomes e com o agora secretário da Saúde, Ciro Gomes, Cirilo foi enfático ao afirmar que as relações institucionais estão asseguradas: “Nós temos uma relação muito boa com o governador e toda a sua equipe. Temos hoje uma boa convivência, até porque fazemos parte da base de sustentação do governo”.

Ao finalizar a participação, o chefe do executivo lembrou as manifestações que vem ocorrendo e, com isso, despertando cada vez mais a importância da participação da população nas decisões políticas do País: “As pessoas sonham em melhorar e isso é fruto de toda essa movimentação no Brasil. Tudo isso é essencial para os estados e municípios se remodelarem”, disse. Cirilo comprometeu-se em estabelecer um canal de comunicação através das emissoras de rádio para debater com a população: “A partir de agora estarei retornando com mais frequência as emissoras para conversar com as pessoas”.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo