De Fortaleza, a publicitária Alina Albuquerque só conseguiu falar com a mãe, em Sobral, duas horas após o apagão elétrico que afetou os nove estados do Nordeste. A dificuldade para completar chamadas telefônicas via celular foi uma das consequências da queda de energia na região.
Conforme uma fonte do setor de telefonia celular ouvida pelo O POVO, as centrais de comutação (base de distribuição de sinal para várias torres) funcionam com energia elétrica. Algumas têm baterias (geradores de energia), mas não haveria garantias de que todas tenham o fornecimento assegurado. “Ou pode ter bateria e não funcionar. Também pode ter bateria, funcionar, mas ter uma autonomia menor do que a duração da pane”, revela.
Para o consultor de energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço, a interferência na telefonia não deveria ser grande. “Todo o sistema de telefonia é para trabalhar independe de ter o sistema elétrico funcionando”, explica. Outra possibilidade é que tenha aumentado muito o tráfego de ligações e os sistemas das operadoras não suportaram. (Do O Povo Online)
Detalhe - Em Quixeramobim, usuários da operadora TIM também reclamaram da falta de sinal.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo