Um problema comum na maioria dos centros urbanos, inclusive no Interior do Ceará, a obstrução das calçadas, começa a ser combatido neste município. Numa ação conjunta, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) e o Departamento Municipal de Administração de Bens e Serviços Público (DMASP) deram início a um trabalho de orientação e advertência aos comerciantes da área comercial desta cidade do Sertão Central. Proprietários de lojas, armazéns, supermercados e até ambulantes, estão sendo orientados a retirar suas mercadorias das áreas comuns de circulação dos pedestres.
Conforme a Seduma, os comerciantes e ambulantes terão até o dia 12 deste mês para retirar seus produtos das calçadas. Em seguida, além do recolhimento das mercadorias poderão ser multados. O objetivo é facilitar o trânsito dos pedestres, de forma segura, pelo Centro da cidade, a medida também pretende beneficia o próprio comércio.
Mais espaço
Com as calçadas limpas mais clientes entrarão nas lojas. Essa é a visão do prefeito João Hudson Bezerra. Ele também possui uma loja, uma sapataria. As pessoas gostam de passar em frente e observar as vitrines. Acabam entrando e realizando alguma compra. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá, Júnior Capistrano, concorda com o prefeito.
Ele considera a ação de desobstrução louvável e necessária. Idosos, portadores de necessidades especiais e cadeirantes são os mais prejudicados. Aponta os pequenos comerciantes varejistas e atacadistas como principais responsáveis. Entretanto, demonstra preocupação com o cumprimento da medida.
"Deve ser aplicada com rigor, caso contrário, alguns continuarão insistindo na irregularidade e outros voltarão a ocupar as calçadas com mercadorias", analisa Capistrano.
A mesma opinião tem o comerciante Jairo Martins. Havendo rigor e continuidade na fiscalização o problema poderá ser solucionado, definitivamente. Mas se ocorrer como nas vezes anteriores, quem estiver atrás do balcão gritar mais alto, além dos pedestres ele continuará sendo prejudicado.
O vizinho praticamente invade o seu pequeno comércio com sacos de cereais. Para evitar confusão acaba não reclamando. Quem sabe com a iniciativa da Seduma seu problema seja finalmente solucionado. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo