A preocupação com o problema havia levado a Câmara dos Vereadores a discuti-lo publicamente, principalmente quanto ao aspecto religioso. A iniciativa partiu do vereador Higo Carlos.
Ponto de visitação
Do ponto de vista dele, para fortalecer o turismo, sobretudo o religioso, em Quixadá, é preciso inicialmente cuidar do principal ponto de visitação de turistas e romeiros, o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Localizado na Serra do Urucum, é considerado por muitos como um cantinho do céu em meio à aridez do sertão.
Investimentos
Cerca de R$ 1 milhão são necessários para solucionar os problemas. Quanto ao transporte, a iniciativa caberá a iniciativa privada ou pública.
Desconhecimento
Além dos paroquianos, pouca gente conhece e visita o lugar. A maioria observa apenas da rodovia, quando estão de passagem, comentam os moradores da vizinhança. O hotel mais luxuoso da parte central do Estado, o Vale das Pedras, atinge 70% de sua ocupação nos fins de semana, todavia, segundo o agente de reservas do estabelecimento hoteleiro, Joelmi Lemos, não são torcedores do México, da Itália nem da Espanha. "A maior parte do público é do Estado", comenta o funcionário.
Editais
A iniciativa resultou no apoio do coordenador de Extensão do campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE) de Quixadá, professor Eduardo Lúcio. A proposta dele foi a de articular parcerias junto aos professores do curso de Turismo do IFCE, para a Santuário Mariano concorrer nos editais públicos e captar recursos na esfera Federal. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, Lurdes Teixeira, reforçou o apoio e o professor Osmundo Costa, representando a Secretaria Municipal de Educação, sugeriu um calendário de visitação dos alunos da rede pública ao Santuário. (Fonte: jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo