REDIRECIONAMENTO

sábado, 29 de junho de 2013

Quixadá quer incrementar turismo religioso na região

A "Terra dos Monólitos", como Quixadá é conhecida por seus encantos naturais e suas enormes formações rochosas espalhadas por toda a cidade, não aproveita suas potencialidades. A discussão sobre o turismo no município voltou à tona com a expectativa da chegada de turistas para a Copa das Confederações. Apesar da curta distância da Capital cearense, pouco mais de 150 km, cerca de duas horas de viagem pelas rodovias, ainda há vagas na rede hoteleira local. Alguns estão com taxa de ocupação abaixo dos 50%, mesmo numa época de férias.

A preocupação com o problema havia levado a Câmara dos Vereadores a discuti-lo publicamente, principalmente quanto ao aspecto religioso. A iniciativa partiu do vereador Higo Carlos.

Ponto de visitação

Do ponto de vista dele, para fortalecer o turismo, sobretudo o religioso, em Quixadá, é preciso inicialmente cuidar do principal ponto de visitação de turistas e romeiros, o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Localizado na Serra do Urucum, é considerado por muitos como um cantinho do céu em meio à aridez do sertão.

Investimentos

Cerca de R$ 1 milhão são necessários para solucionar os problemas. Quanto ao transporte, a iniciativa caberá a iniciativa privada ou pública.

Desconhecimento

Além dos paroquianos, pouca gente conhece e visita o lugar. A maioria observa apenas da rodovia, quando estão de passagem, comentam os moradores da vizinhança. O hotel mais luxuoso da parte central do Estado, o Vale das Pedras, atinge 70% de sua ocupação nos fins de semana, todavia, segundo o agente de reservas do estabelecimento hoteleiro, Joelmi Lemos, não são torcedores do México, da Itália nem da Espanha. "A maior parte do público é do Estado", comenta o funcionário.

Editais

A iniciativa resultou no apoio do coordenador de Extensão do campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE) de Quixadá, professor Eduardo Lúcio. A proposta dele foi a de articular parcerias junto aos professores do curso de Turismo do IFCE, para a Santuário Mariano concorrer nos editais públicos e captar recursos na esfera Federal. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, Lurdes Teixeira, reforçou o apoio e o professor Osmundo Costa, representando a Secretaria Municipal de Educação, sugeriu um calendário de visitação dos alunos da rede pública ao Santuário. (Fonte: jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo