Hoje, com mais de 80 mil habitantes e uma frota superior a 20 mil automotores circulando pela cidade o transito está se tornando caótico em Quixadá, considerada a metrópole comercial e universitária do Centro do Ceará. Para solucionar o problema, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) está elaborando um projeto de readequação urbana.
Além da instalação de semáforos, sinalização e mudança dos sentidos de direção de algumas ruas haverá necessidade da retirada de alguns calçadões. O objetivo é desafogar o tráfego, melhorando a mobilidade dos veículos e pedestres.
Entretanto, a proposta do DMT está dividindo opiniões, principalmente com relação aos calçadões. Parte da população é a favor. Outros discordam do projeto. Todavia, todos reconhecem: há necessidade de desobstrução das principais vias do Centro. Não há mais espaço para estacionamento. Como a cidade foi mal planejada, com vias estreitas, como exemplo sua principal avenida, a Plácido Castelo, os veículos de grande porte tem dificuldade de circular. Na hora do rush estão surgindo os primeiros congestionamentos.
Fiscalização
Para o aposentado João Inácio Martins, a retirada ou não dos calçadões não faz diferença. Mesmo com a larga passarela ele tem dificuldade de caminhar. Nos trechos da travessa Tiradentes existem muitos obstáculos.
Já estão surgindo camelôs e até motocicletas estacionam em cima dos espaços destinados aos pedestres. Na opinião dele, deveria haver fiscalização e desobstrução das calçadas existentes, mas nunca se vê fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano circulando pelo Centro da cidade. Conforme o supervisor do DMT, Bruno Tomé, não há motivo para alardes. A princípio apenas um calçadão será retirado e mesmo assim parcialmente. O projeto ainda está sendo elaborado. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo