REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

TV Câmara lança documentário sobre escritor e educador Rubem Alves

Até que ponto estamos dispostos a abandonar tudo o que conquistamos para viver novas experiências?  E até onde conseguimos ir quando o caminho exige priorizar coisas tão esquecidas no mundo atual como a beleza, a poesia, a arte e a capacidade de aprender com olhos de criança?  Para o escritor e educador Rubem Alves, transpor esses limites é um desafio que se impôs desde a infância e que ele sempre aceitou, sem medos.

No documentário “Rubem Alves – O professor de espantos”, uma produção da TV Câmara, entendemos a trajetória deste “homem-metamorfose”, considerado um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil.  Pedagogo , filósofo, escritor, psicanalista, teólogo, o  menino de Minas Gerais que sonhava em ser pianista vai, ao longo do documentário, se transformando:  primeiro,  é o Rubem Alves que se torna pastor da Igreja Presbiteriana e vê sua fé ruir em pleno regime militar ao ser vítima da cumplicidade entre Estado e Igreja.

Daí, a experiência o transporta para outro universo: o mundo acadêmico, onde Rubem revela-se educador e filósofo; dono de ideias revolucionárias e que descobre, nos intramuros das Universidades, que  ainda estamos muito longe de entender e assumir as falhas de nossas escolas. Quando chega à idade madura, mais uma vez, Rubem Alves se reinventa: deixa de ser o homem do texto acadêmico para se dedicar à literatura e a poesia. E a partir daí, não para mais. A prosa, essencialmente poética, se torna seu principal instrumento para comunicar ideias – entre crianças e adultos.

Partidário das ideias de Paulo Freire, e em constante diálogo com pensadores e poetas como Nietzsche, Bachelard, Robert Frost e Adélia Prado, o “jardineiro” Rubem Alves semeia ideias tão “revolucionárias” que acabam provocando a crítica e o desprezo de muitos setores da intelectualidade brasileira e também a cumplicidade de todos os que são apaixonados pela Educação.

Dirigido por Dulce Queiroz, o documentário “Rubem Alves – O professor de espantos” faz parte da Série Memórias, da TV Câmara, que traz a biografia de grandes personalidades brasileiras.

Serviço:
Sábado (19/01), às 21h;
Domingo (20/01), às 2h, às 13h30 e às 20h;
Quarta-feira (23/01), às 5h30. (Da Câmara dos Deputados)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo